A estação mais charmosa do ano já chegou e gostaríamos de dar as boas vindas ao inverno falando de alguns cuidados especiais que podemos adotar nas temperaturas mais baixas. Nesta época é comum beber menos água, movimentar menos o corpo e até mesmo diminuir o convívio social, o que pode comprometer nossa saúde e bem-estar. Por isso, reunimos algumas dicas e sugestões, para que juntas possamos nos cuidar e manter o corpo e a mente quentinhos mesmo no clima frio.
Acreditamos que o autocuidado é uma forma de prevenção e adotar algumas medidas simples em sua rotina diária irá contribuir significativamente.
Acompanhe nossas sugestões e receba o inverno de braços abertos!
Hidratação do corpo
Apesar de naturalmente sentirmos menos sede durante o frio, nosso corpo continua necessitando de uma quantidade adequada de líquidos para funcionar corretamente. Além disso, com as temperaturas mais amenas, o ar fica mais seco, o que pode aumentar a perda de líquidos através da respiração e da pele. Portanto, é fundamental manter-se hidratado durante o inverno. O consumo de água, chás e sucos naturais pode ajudar a manter o corpo hidratado, além de contribuir para a prevenção de doenças respiratórias, comuns nesta época.
Anotem as dicas meninas:
Dica #1 para o inverno: manter uma garrafa de água sempre por perto e incluir líquidos quentes e reconfortantes em sua dieta para manter o corpo aquecido e hidratado.
Dica #2 para beber mais água no frio: quem tem dificuldade em beber água pode usar algum aplicativo que o ajude a lembrar de beber certa quantidade a cada intervalo de tempo.
Os Chás e os seus benefícios
Além de ser uma bebida acolhedora, os chás possuem uma enorme diversidade de sabores e são ótimos aliados para ajudar a potencializar a nossa saúde. No oriente, por exemplo, o uso de chás é utilizado para tratar diversas questões, desde problemas digestivos até insônia. O chá de camomila, por exemplo, é conhecido por suas propriedades calmantes, enquanto o chá verde é rico em antioxidantes que ajudam a prevenir doenças. O chá de gengibre é ótimo para ajudar a combater gripes e resfriados, enquanto o chá de hortelã é um excelente digestivo.
Dica #3: tome muito chá!!
Aqui na Iná nós amamos fazer uma pausa para tomar um delicioso chá, que pode ser acompanhado de uma boa leitura e torna o momento ainda mais especial. Se você também é adepta ao uso dos chás, não perca nossa próxima newsletter, que nesta semana traz dicas específicas dos melhores horários para beber determinados tipos de chás.
Nutrição
Tão importante quanto a hidratação é a alimentação. De acordo com a Ayurveda, uma medicina milenar indiana, esta época é dominada pela energia Vata, que é fria, seca e ventosa. Para equilibrá-la, é recomendado consumir alimentos quentes, oleosos e úmidos, como sopas, ensopados, guisados, chás de ervas (como já citamos anteriormente) e grãos cozidos. Algumas especiarias, como canela, cravo, gengibre e noz-moscada, são muito benéficas durante o inverno, pois ajudam a manter o corpo aquecido e a estimular a digestão. As frutas e vegetais da estação também são excelentes escolhas.
Dica #4: faça pratos com condimentos que promovem a saúde, como os indicados acima.
Atividades Físicas
Não podemos esquecer de manter o corpo em movimento. Realizar alongamentos todos os dias, mesmo que por poucos minutos, manter o ritmo das suas práticas de Yoga e, manter uma atividade aeróbica. Atitudes que, com certeza, irão te manter mais ativa durante a época mais fria do ano. O próprio yoga tem exercícios respiratórios que vão ativar o sistema circulatório e aliviar sintomas de congestão nasal, além de estimular a circulação de energia pelo corpo, mantendo-o aquecido mesmo após a prática. Outra atividade muito prazerosa para aquecer no inverno é a dança, experimente colocar aquela música que eleva o seu astral e dance, aproveite este momento para escutar o seu corpo e deixe-se levar, apenas expressando os movimentos e potencializando a sua energia.
Dica #5: encontre o movimento que move você!
Terapias naturais: Escalda Pés, Massagem e Aromaterapia
Outra opção interessante para estações mais frias é o escalda pés, uma prática comum na medicina oriental que consiste em mergulhar os pés em água quente com sal e ervas medicinais. Essa técnica é utilizada para estimular a circulação sanguínea, aliviar a tensão muscular e promover o relaxamento. Alguns dos ingredientes comuns para o escalda pés incluem gengibre, camomila, sal marinho e hortelã-pimenta. Prático e rápido, basta esquentar um pouco de água, adicionar sal e ervas de sua preferência e imergir os pés por algum tempo.
A massagem Ayurveda é outra excelente forma de cuidado pessoal. Ela pode ajudar a reduzir o estresse, aliviar dores e desconfortos físicos e melhorar o seu bem-estar geral, e no inverno pode incluir o uso de óleos quentes. Durante uma sessão de massagem Ayurveda, o terapeuta utilizará óleos específicos para o seu dosha (tipo de corpo) e aplicará técnicas de massagem que visam equilibrar o seu sistema nervoso e energético.
Dica #6: práticas novas e simples para seu momento de auto cuidado e bem estar
Para quem busca fortalecer o sistema imunológico, experimentar a aromaterapia pode ser de grande valia. Voltando a citar a Ayurveda, que também compreende esta prática, esta é uma técnica terapêutica que utiliza óleos essenciais e ervas medicinais. Alguns óleos essenciais recomendados para o inverno são: Eucalipto, auxilia no tratamento de doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Lavanda: promove o relaxamento e ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade comuns em dias frios. E o Gengibre, pois possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, sendo útil para aliviar dores musculares e articulares.
Dica #7: aromaterapia!!
Por fim, todo e qualquer tipo de autocuidado pode contribuir a longo prazo. Tenha em mente que são as pequenas e repetidas atitudes que promovem o bem estar integral, afinal, é preciso cuidar do todo. Desejamos que você aproveite ao máximo todos os benefícios destas dicas.
Que seu inverno seja repleto de aconchego, sabor, bem-estar e autoconsciência.
Cuide-se e seja feliz!
Time Iná Yoga