o que é yoga?

O que é Yoga?

Você sabe o que é Yoga? Fonte de inspiração por aqui, nós acreditamos que o Yoga é um estilo de vida. Mas da onde vem essa prática tão famosa atualmente? O Yoga é uma prática milenar que busca harmonizar o corpo, a mente e o espírito através de técnicas que envolvem posturas (ásanas), exercícios de controle da respiração (pranayamas) e meditação.

A palavra Yoga vem do sânscrito e significa “unir ou integrar”. É uma prática milenar que nasceu na Índia antiga. Nas suas origens o Yoga era uma prática espiritual para alcançar a iluminação, através do controle do corpo e dos sentidos. Os antigos mestres yogis acreditavam que através do controle da respiração e da concentração, era possível alcançar estados elevados de consciência (meditação) e se conectar com o universo, obtendo inclusive super poderes.
As primeiras posturas (ásanas) surgiram com o objetivo de acelerar este processo de estado meditativo à iluminação (samadhi). Com o tempo, o Yoga foi se desenvolvendo, recebendo diversas influências, criando novas posturas e muitas ramificações de mestres a mestres, que geraram o yoga moderno e seus diferentes tipos como conhecemos hoje, e que, graças a isso, se popularizou sendo atualmente praticado por milhões de pessoas em todo o mundo.
Apesar de existirem diferentes formas de praticar, e cada tipo possuir características próprias, todas as linhas do yoga têm o mesmo objetivo: unir a mente, o corpo e o espírito, e consequentemente, evoluir como Ser , um caminho para alcançar a iluminação, ou seja, o autoconhecimento, a presença, e como diria professor Hermógenes: a auto perfeição.


Diferente do que algumas pessoas pensam, yoga nada tem a ver com religião, podendo ser praticada por pessoas de todas as crenças, em qualquer lugar, a qualquer hora.
Tão importante quanto o fim almejado são os meios apropriados para alcançá-lo”
Esta citação é de Patanjali, codificador do Yoga Clássico. Escritores divergem sobre a sua passagem, mas estima-se que ele tenha vivido entre os séculos II e VI d.C. Foi ele quem listou esses “meios”, ao qual se refere na citação acima, em estágios, ou partes do yoga, que tem como meta o encontro da alma.


O processo consiste em oito etapas e começa com a disciplina ética (yamas e niyamas). Na sequência, são abordadas as disciplinas físicas (āsana), energéticas (prāṇāyāma) e de sensibilidade (pratyāhāra). Posteriormente, o método adentra o mundo interior para administrar e guiar a mente através de três etapas (dhāraṇā, dhyāna e samādhi).


O Yoga no Ocidente
Um dos grandes embaixadores do yoga no ocidente foi o mestre Paramahansa Yogananda. Trouxe o yoga para os EUA e Europa, desmistificando e popularizando o yoga entre os ocidentais, por unir o cristianismo com a filosofia yoga. Ele chegou a receber o título espiritual mais elevado no seu país pelos seus feitos, tendo escolas e centros espirituais espalhados pelo mundo até hoje.
Um grande mestre do yoga moderno foi Sri Krishnamacharia (1888-1989), que apesar de nunca ter saído da India, teve os mais importantes e influentes mestres do yoga contemporâneo como seus discipulos: Sri K. Pattabhi Jois, Indra Devi – a dama do Yoga, B.K.S. Iyengar e seu filho T.K.V. Desikachar. Cada um enriquecendo o yoga com uma particularidade e metodologias próprias.

Do espiritual ao físico, os benefícios do Yoga são inúmeros, incluindo a redução do estresse, melhora da flexibilidade, do fortalecimento muscular e da qualidade do sono. A prática constante tem o poder de aumentar a autoconsciência, a autoestima e também promover uma sensação de paz interior. Escolher o tipo de yoga certo para você depende de suas necessidades e preferências pessoais. Experimente diferentes tipos de yoga para encontrar aquele que mais se adequa a você.
   

Medite mais. Você não imagina como é maravilhoso. É muito melhor meditar do que gastar horas atrás de dinheiro, amor humano, ou outro objetivo qualquer que possa imaginar. Quanto mais meditar e quanto mais a mente permanecer centrada no estado espiritual durante a atividade, tanto mais você será capaz de sorrir. Estou sempre nesse estado, na consciência beatífica de Deus. Nada me afeta; sozinho ou acompanhado, a alegria do Senhor está sempre comigo. Conservo meu sorriso – mas conquistá-lo permanentemente exigiu muito trabalho! Os mesmos sorrisos estão aí, dentro de você; a mesma alegria e bem-aventurança da alma estão aí. Não precisa adquiri-los, e sim recuperá-los.”

Paramahansa Yogananda.

  Para nós aqui da Iná, o Yoga é um estilo de vida muito rico e completo, pois nos ensina e incentiva em todos os âmbitos de nossa existência. Dos ensinamentos que nos fazem ser pessoas melhores, dos exercícios de respiração que nos auxiliam a estar presentes e ter autocontrole, das posturas físicas que fortalecem e dão mais vigor ao nosso corpo, até a meditação, um caminho de autoconhecimento que nos leva a constante evolução.

 Desejamos que este conhecimento seja cada vez mais difundido entre nós e que mais pessoas tenham acesso a este universo lindo e cheio de possibilidades que é o Yoga.

 Pratique e sinta.

 Com amor,

Time Iná.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.